24 de ago. de 2007

ICED! I can end deportation.


Estar em um país ilegalmente é um jogo arriscado. E a partir de novembro/2007, isso deixa de ser uma metáfora! ICED! I can end deportation, é um jogo onde você encarna um imigrante vivendo "la vida loca" e fugindo dos agentes da imigração em New York City.

Mas ICED não é apenas um jogo. ICED foi criado pela BreakThrough, uma organização de direitos humanos como um protesto às leis de imigração. O jogo é direcionado aos estudantes colegiais e universitários, tendo o apoio de cerca de 100 estudantes do ensino médio de Nova York em seu desenvolvimento. E pretende conscientizar os seus usuários sobre a arbitrariedade imposta sobre os imigrantes com as atuais leis.
“Jogos são muito bons para explorar questões complexas, e que questão é mais complexa que a imigração?”, disse ao jornal "LA Times" Suzanne Seggerman, presidente da Games for Change, uma organização que apóia novos usos para os videogames. “Um jogo pode propor uma nova perspectiva e, em alguns casos, uma nova convicção”.
Eu acho engraçado esse tipo de coisa. Talvez surta algum efeito, talvez não. Mas o interessante mesmo é ver como esse assunto vem se difundindo em filmes, seriados, novelas da globo e agora em jogos. Imigrantes Ilegais parecem ser muito comuns no cotidiano dos Estados Unidos.

Fica aqui algo que achei interessante, uma boa oportunidade para por em prática o inglês e ganhar um pouco mais de cultura e conhecimento, já que no jogo você deve responder quizzes sobre fatos e mitos das atuais políticas de imigração dos Estados Unidos.

Se acharem o mesmo, podem conferir mais informações e o próprio jogo no site do fabricante: breakthrough. Acho que não custa nada dar uma olhada e até mesmo se sentir um imigrante ilegal, não que eu incentive isso, mas vai que um dia nós encaremos essa situação. É melhor estar preparado...

Até a próxima.


2 comentários:

Unknown disse...

Gostei do jogo... só não acho q vá fazer alguém se conscientizar de q não é legal ir pros EUA ilegalmente! Pelo contrário, acho q depois de jogar bastante o jogo, a pessoa vai achar q vai ser igual na vida real e vai acabar reforçando a idéia de fazer isso! Mas... não custa tentar né?! rs

barely insane disse...

Na verdade, a idéia do jogo é conscientizar aos estudantes dos Estados Unidos de que as leis são abusivas e, talvez, até mesmo desumanas. A idéia é formar a opinião desses estudantes agora para que depois eles possam fazer algo a favor das pessoas que vão aos Estados Unidos procurando uma vida melhor.
x)

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru